Pular para o conteúdo

Em 2014, Funai poderá reconhecer duas comunidades indígenas no Piauí

 

Apesar de ter a presença do índio marcante em sua cultura, oficialmente, o Piauí possui apenas um aglomerado indígena Tabajara no município de Piripiri, cidade que já possui um posto da Fundação Nacional do Índio. A Funai pretende realizar um levantamento no Piauí no ano que vem em vários municípios do Piauí para mapear e traçar o real perfil além dos rituais ainda praticados pelos índios no Estado.

 

Segundo Romeu Tavares, chefe da Coordenação Técnica Local da Funai de Piripiri, há ainda uma solicitação para o reconhecimento de dois outros grupos: um da etnia Cariri, em Queimada Nova; e outro dos Codó Cabeludo, em Pedro II, o que pode ocorrer em 2014.

 

Entre as cidades a serem pesquisadas estão Campo Maior, Parnaíba, Pedro II, Jerumenha e Queimada Nova. “Vamos nos basear nos dados do IBGE e nos trabalhos encaminhados pela UFPI”, informa Romeu.

 

Cacique José Guilherme, da Associação Itacoatiara de Remanescentes  Indígenas do Piauí, sediada em Piripiri, ao lado de estudantes.

Cacique José Guilherme, da Associação Itacoatiara de Remanescentes
Indígenas do Piauí, sediada em Piripiri, ao lado de estudantes.

 

Com informações do Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração