Pular para o conteúdo

Estudante do Piauí é finalista do Projeto Jovem Senador

 

mqdefaultUm estudante piauiense mais uma vez ganha destaque em todo o país ao garantir a terceira colocação no concurso de redação do Senado, com o texto “Meu Município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro”. O jovem Rodrigo de Brito Sá é estudante da Unidade Escolar José Alves Bezerra, que fica no município piauiense de Monsenhor Hipólito. Ele e mais outros 26 finalistas participarão do Projeto Jovem Senador, que acontece no período de 19 a 22 de novembro, na sede do Senado Federal, em Brasília.

Layane Rayelly Silva Marinho, de Alagoas, venceu a edição com a redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”. Já o segundo lugar ficou com Bruna Clemente Gontijo, de Minas Gerais, que escreveu a redação “Minha cidade: berço de um patrimônio imaterial”.

Os finalistas vivenciarão, de forma simulada, o exercício de um mandato de senador da República. O senador João Vicente Claudino (PTB-PI), titular da Comissão do Projeto Jovem Senador afirma que é um orgulho para o Piauí a colocação do estudante que representa com mérito todo o ensino piauiense. Em 2011, Rodolfo Vieira Fontenele, da Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, do município de Cocal dos Alves, foi o Jovem Senador pelo estado do Piauí.

Os primeiros colocados foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram anteriormente por dois crivos: uma seleção na escola, as instituições de ensino enviaram o trabalho escolhido para representá-la no certame à Secretaria de Educação do Estado, e outra no próprio órgão, que nomeou um finalista para a etapa nacional.

Os finalistas serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. Já as escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional, entre elas a Unidade Escolar José Alves Bezerra, do município de Monsenhor Hipólito, ainda serão premiadas com computadores para uso coletivo. A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, em cerimônia a ser realizada no Palácio do Congresso Nacional.

Além disso, os 27 finalistas participarão do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso País. A legislatura terá duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. Em 2011, Rodolfo Vieira Fontenele, da Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, do município de Cocal dos Alves, foi o jovem senador pelo estado do Piauí.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração