Pular para o conteúdo

Ex-porteiro e mecânico, volante do Oeirense teve início tardio e apelido no América-RJ: “Petróleo”

Darlan foi anunciado como novo reforço do Oeirense para a disputa do Campeonato Piauiense carregando por trás do nome uma história de dificuldades de uma carreira iniciada tardiamente se comparada a outros jogadores do país. Revelado pelo América-RJ aos 25 anos, o “Petróleo”, como foi apelidado pela torcida do Mecão, resgatou memórias de quando atuou em outras profissões antes de colocar em prática o plano de ser jogador profissional. Ele será um dos comandados do técnico Marcelinho Paraíba em 2022.

Darlan foi um dos personagens da série “Profissão futebol”, do Globo Esporte, em 2016. Veja abaixo. Ele era uma das apostas do América-RJ para o Carioca daquele ano. O volante havia desistido do futebol e trabalhou como porteiro, mecânico e eletricista antes de se aventurar em um teste no clube.

– Treinava perto de casa, treinei em alguns clubes, mas nunca assinei contrato, nem nada. Depois que eu completei 18 anos, cara, eu vi que futebol para mim não seria meu trabalho e que eu daria sustento para minha família – disse Darlan quando tinha 27 anos.

Thaina Delgado, esposa de Darlan, foi quem o convenceu a seguir firme naquele propósito. Ela viu o namorado jogar pela primeira vez e apostou no jovem de 25 anos.

– Comecei a procurar na internet onde tinha peneira, comecei a ligar para um monte de clube. Todo clube que eu ligava, falam: “poxa, mas ele tem 25 anos”. Eu: “po, só dá uma oportunidade” – contou Thaina.

A insistência da parceira deu certo. Darlan participou de uma seletiva do América-RJ com quase 180 jogadores. Ele contou que foi chamado novamente para ser observado na quinta-feira, dois dias depois, e viu que apenas 50 pessoas haviam voltado. Pediram para ele retornar na sexta, desta vez com apenas 30 pessoas. Em seguida, ele foi convidado a entrar em campo, no sábado, em um jogo contra o Madureira.

– Entrei, fiz uma fumaça do caramba no jogo lá e caí nas graças da torcida. Na mesma hora, a torcida começou a gritar meu nome. Não sabiam meu nome e inventaram um apelido. Começaram a me chamar de petróleo: “Petróleo aqui”, “Petróleo ali”, “o Petróleo é nosso”. Aí mandaram “Contrata o Petróleo”, “Contrata o Petróleo”. Quando saí dali, já fui ao escritório e assinei o contrato na hora.

Dali em diante, Darlan não parou mais. Duque de Caxias, Serra-ES, Rio Branco-ES, Macaé, Audax e Barra da Tijuca-RJ. Em 2021, as portas do mercado nordestino foram abertas pelo meia de 33 anos: ele vestiu a camisa do Treze na disputa do Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

O rendimento sob os olhos de Marcelinho Paraíba, então técnico do Galo, criou uma relação de confiança com o treinador que perdura até hoje.

Fortaleza x Treze, pela Copa do Nordeste 2021 — Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze

Fortaleza x Treze — Foto: Thiago Gadelha

Indicado por Marcelinho, Darlan foi contratado pelo Oeirense para viver um momento histórico do futebol do Piauí: será a primeira participação do campeão da Série B local na elite do estadual em 2022.

– O que me motivou foi o projeto apresentado. Tive ótimas referências de jogadores que passaram pelo Oeirense e também a contratação do Marcelinho, que é um cara que já conheço e trabalhamos juntos. Isso pesou bastante. Certamente esta primeira participação do clube vai ser em um campeonato bastante difícil. Sempre fui movido por desafios e tenho certeza que essa vai ser mais um.

O Oeirense de Darlan disputará o título do Piauiense a partir do dia 15 de janeiro, quando começa o torneio. O estadual dá ao campeão vaga na Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste no ano seguinte.

Além do Cachorro Louco, disputarão a taça Altos, 4 de Julho, Corisabbá, Fluminense-PI, Flamengo-PI, Parnahyba e River-PI.

Fonte: Globo Esporte PI

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração