Pular para o conteúdo

Festividades de fim de ano: como os exageros de comida e bebida podem ser prejudiciais à saúde

Estamos em contagem regressiva para o natal e ano novo e é impossível pensar nessas festividades sem pensar em comilança. Ceias, churrascos, bebidas alcoólicas são elementos comuns na festança e que podem ser consumidos em exagero causando desequilíbrios alimentares, mas afinal, os exageros de fim de ano podem ser perigosos para nossa saúde? A nutricionista clínica, Érica Moura comenta o assunto.

Érica explica que as comemorações de ano novo podem ser fortes aliadas para situações de desequilíbrio alimentar porque as pessoas passam dias seguidos em festividades com muita comida e bebida. “Algumas pessoas acabam exagerando na quantidade causando sobrecarga no corpo. Essa sobrecarga pode ter impacto em curto e longo prazo na saúde”, afirma Érica Moura.

Em relação aos riscos dos excessos alimentares para a saúde do corpo, a nutricionista pontua que os excessos podem prejudicar o funcionamento do sistema digestivo, hepático, nervoso, cardiovascular. Pode causar um desequilíbrio na flora intestinal causando inflamação e outros distúrbios.

erica capa

Nutricionista clínica Érica Moura- Arquivo pessoal

Outro fato que merece atenção são nos casos de pessoas com comorbidades como diabetes e hipertensão, Érica comenta que o cuidado deve ser redobrado nestes casos.   “Quem tem diabetes pode ter hiper ou hipoglicemia que são desequilíbrios na quantidade de glicose, quando isso acontece, o corpo pode precisar de muitas semanas até que a situação seja normalizada. Já quem sofre de hipertensão, com o consumo elevado de sal em alimentos, pode descompensar a doença, elevando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC)”.

Mas com quais alimentos devo me preocupar? Érica responde que: “na verdade precisamos ter mais o olhar para os excessos. Ter muito cuidado com alimentos gordurosos, alimentos em conserva de sal, excesso de doces e massas e excesso de álcool”.

O excesso de comida não é o único que merece atenção, o excesso de bebidas alcóolicas também pode ser perigoso. Segundo a nutricionista, o álcool quando consumido de forma exagerada altera o funcionamento dos órgãos do corpo e gera sintomas como dor de cabeça e mal-estar.

“O alto consumo ainda é mais perigoso para pessoas que tem doenças crônicas. Durante as festas é importante moderar no consumo e conheça os limites do próprio corpo. A dica mais importante é beber bastante água. Beber bem antes, durante e após ingestão alcoólica é a senha para minimizar as reações do corpo como, por exemplo, a ressaca”.

Dicas para manter o equilíbrio em meio à comilança

Para quem está seguindo dieta, Érica enumera as seguintes dicas para não desviar do objetivo:

  1. É importante saber dosar os hábitos sem prejudicar a vida social e a alegria;
  2. Saber voltar para o plano alimentar é bem importante, por exemplo, se comemoração vai ser no jantar, manter firme todas as outras refeições;
  3. Buscar comer um pouquinho de cada, ou se conseguir, escolher um item da cada grupo alimentar;
  4. Prestar atenção no que come, a sensação de saciedade é importante;
  5. Beber muita água;
  6. Procurar manter a atividade física se já tiver o hábito de praticar.

Mais dicas para se manter bem:

  1. Faça refeições ao longo do dia, independente do horário da festa. Evite comemorar com fome. Ficar sem comer pode fazer com que você coma exageradamente ou até mesmo de forma compulsiva;
  2. Consuma bebida com moderação, evite misturar, durante o consumo intercale sempre com água. Importante: evitar se recomendação médica;
  3. Cuidado com os aperitivos. Evite os gordurosos, frituras, processados;
  4. Fazer a troca em churrascos de carne vermelha por abacaxi e carne branca, como, frango, carne suína magra (lombo, filé, bisteca);
  5. Aproveite o momento e coma devagar, mude o foco, observe o ambiente, converse com as pessoas, dê risada, desfrute do momento presente. A comida é apenas parte da festa;
  6. Shot anti-inflamatório, chás protetores e sucos de limpeza podem ser aliados da saúde nesse período;
  7. Mantenha-se hidratados, priorize uma boa noite de sono, procure repousar;
  8. Exercite-se sempre que possível.

Por Sheron Weide 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração