Pular para o conteúdo

Fortes chuvas elevam o nível da Barragem de Bocaina do Piauí

Bocaina

Foto: Reprodução

O período de inverno no Piauí deste ano de 2019 têm sido bastante satisfatório, o que tem contribuído para a recuperação de reservatórios do estado. Entre eles, a Barragem de Bocaina, que neste início do mês de abril já apresenta o maior volume de água dos últimos anos – 36,5 milhões de m³. O quantitativo equivale a 35% da capacidade total da barragem e já é superior ao mesmo período dos anos de 2016, 2017 e 2018.

Francisco Alves Teixeira, técnico de barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), relatou que o volume pode atingir os 50% (marca recorde) se as boas chuvas se manterem.

“Se ocorrerem mais duas chuvas boas em abril, a Barragem de Bocaina pode chegar aos 50 milhões de m³ de água. O volume atual já é muito bom, já mostra a recuperação da Barragem e se continuar assim teremos um percentual recorde”, afirmou o técnico do DNOCS.

Francisco Alves Teixeira destacou ainda que as comportas da Barragem de Bocaina estão fechadas para a recuperação do reservatório e seguirão nestas condições por tempo indeterminado.

Reestruturação

O senador Ciro Nogueira (Progressista) realizou visitas às barragens do Piauí, e as ações já estão sendo executadas nos reservatórios de água do estado, visando a melhoria dos mesmos. Na Barragem de Bocaina está acontecendo a modernização do equipamento, que antes era manual e agora será substituído por equipamento hidráulico.

Francisco Alves Teixeira enfatizou que a Barragem de Bocaina está com boas condições na sua estrutura física, sem a presença de rachaduras.

Informações  Folha Atual

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração