Pular para o conteúdo

Governo lança Programa Palavra Criança

PALAVRA

Escola José Alves de Sousa reformada (Foto:Ascom Seduc)

O governador Wilson Martins participa nesta quarta-feira (23) da Solenidade de lançamento do Programa Palavra de Criança, que tem parceria com a Unicef. O evento acontece às 11h no Salão Branco do Palácio do Karnak e contará com a presença de 150 prefeitos. O Programa tem como objetivo ajudar os municípios a organizar estratégias eficazes de alfabetização de crianças.

A ideia da parceria é ajudar as escolas a alcançar a meta estipulada pelo programa Compromisso Todos Pela Educação, do Ministério da Educação, colaborando para que todas as crianças de até 8 anos de idade estejam alfabetizadas. Mais de 40 mil crianças serão acompanhadas pelo programa Palavra de Criança, que colocará em pratica as metas do Compromisso.

Com a instalação do programa, o Piauí vai garantir a alfabetização de todas as crianças do Estado na idade certa. Para o secretário da Educação, Atila Lira, é o momento certo de dar este salto de qualidade na educação do Piauí. “O Compromisso do Piauí pela Alfabetização na idade certa se apresenta diante do Programa Palavra de Criança, que atende mais da metade dos municípios piauienses, ressaltando o esforço do Governo do Estado em colaborar com os municípios, no sentido de fortalecer o ciclo da infância”.

O Piauí, apesar de ser o estado com maior índice de crianças na escola, média de 94%, segundo a ONG Todos pela Educação, ainda tem índices como distorção idade/série que preocupam. Segundo dados do Inep (2010), 21% de crianças, entre 6 e 8 anos, encontram-se com nível de alfabetização incompatível para a idade e o ano que estuda.

Para a superintendente de Ensino, da Seduc, Joara Ribeiro, as parcerias são fundamentais para a melhoria de todos os índices educacionais do Estado e dos municípios. “Os 150 municípios terão 300 profissionais capacitados e contarão com assessoramento técnico da Seduc, Unicef, do Instituto ProBem e da Universidade Federal do Ceará. As Prefeituras de Teresina e Sobral, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI), a Mont Blanc e a Faber-Castell também são parceiros na iniciativa”, explica.

CCOM

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração