Pular para o conteúdo

Greve fecha 90% das agências no Piauí e prejudica saques

O Sindicato dos Bancários do Piauí avalia que o movimento grevista no Estado, que nesta segunda-feira (30) completa 12 dias de paralisação, já alcançou 90% das agências e postos de atendimento.

Greve-bancarios_01_01

Na manhã de hoje, o movimento já paralisava cerca de 10 mil agências em todo o Brasil. Mas de acordo com o diretor de segurança e Saúde do sindicato piauiense, João Neto, não está descartado o desabastecimento de dinheiro em caixas eletrônicos.

 

“Posso dizer que essa é a tendência mesmo o reabastecimento sendo promovido por terceirizados. O governo do Estado está pagando. Se normalmente, falta dinheiro nos caixas quando não estamos em greve, imagina agora”, conta representante da categoria.

 

O Cidadeverde.com recebeu série de denúncias de que os pontos de auto-atendimento registravam longas filas e até falta de cédulas nesta segunda-feira. Relatos apontaram, ainda, que os saques estavam limitados a R$ 300 por operação.

Mas por enquanto continuamos sem perspectivas de negociações com os banqueiros. Eles seguem assistindo tudo sem calados. Por enquanto ainda encontramos resistência em alguns bancos privados, mas outra tendência é pela paralisação total”, diz João Neto.

 

A prefeitura de Teresina e o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) também já iniciaram pagamentos.

 

Reivindicações

A categoria pede 9,3% de reajuste nos salários. Os patrões ofertam 6,1%. Mas os bancários pedem ainda mais cumprimento de medidas de segurança estipuladas por lei,combate ao assédio moral e programa de saúde do trabalhador.

 

Negociações

A deputada estadual do Piauí, Flora Izabel (PT), apresentou requerimento nesta segunda-feira em que pede a Assembléia Legislativa (Alepi) que notifique a Federação Nacional dos Bancos (Fenabran) para que abra negociações com urgência com a categoria.

Sobre saques limitados

Em contato com a assessoria de Comunicação e Marketing do Banco do Brasil no Piauí, o Cidadeverde.com confirmou que não há política de limitação de saques (nem frequência, nem volume) durante a greve.

 

A instituição informou que a quantidade de dinheiro disponibilizada nos caixas diminuiu devido programa de segurança da instituição adotada desde o mês de maio deste ano. A medida vale para caixas descentralizados e pelo interior do Estado.

 

O Sindicato dos Bancários também confirmou que o abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônicos ocorre com normalidade e que saques limitados são tendências adotadas pelos bancos como medida de segurança.

 

 

fonte; cidade verde

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração