Pular para o conteúdo

Japoneses prometem acabar com o problema das telas de celulares quebradas

Para qualquer um que já derrubou o telefone celular no chão e experimentou a sensação de perceber que, após o tombo, a tela do aparelho parecia-se com um mosaico pode ficar bastante contente com esta nova descoberta.
celularr
Cientistas no Japão desenvolveram um novo tipo de vidro que pode ser tão forte quanto alguns metais. Ele irá permitir que as telas de celulares tornem-se mais finas e leves do que nunca, de acordo com os pesquisadores.

Os testes com o novo vidro mostraram que ele é mais resistente que o ferro, cobre e aço inoxidável. Impressionante não? Outras utilizações possíveis para o material seriam em janelas mais leves e mais resistentes tanto em carros quanto em edifícios de grande porte.

O doutor Atsunobu Masuno, do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, que liderou o estudo, disse ao jornal Asahi Shinbun: ‘Vamos estabelecer em breve uma maneira de produzir em massa o novo material. Pretendemos colocá-lo no mercado em até cinco anos”.
  

Para compor a inovação é combinado um tipo de alumina com um tipo de óxido de tântalo em uma uma técnica chamada ‘levitação aerodinâmica’. Para os testes,
eles usaram o a técnica Vickers, na qual uma ponta de diamante é pressionado sobre o material – e descobriu-se que o vidro é capaz de suportar até 9.1GPa de pressão.

Para existir uma base de comparação, o aço inoxidável é capaz de suportar entre 0.7GPa e 1GPa enquanto o carbono de alta pressão aguenta cerca de 3.9GPa.


“O vidro é incolor e altamente transparentes na região visível. Óculos com elevados módulos elásticos têm tido demanda por muitos anos, já que a espessura das lentes pode ser reduzida, mantendo a sua força”, completou Masuno.
Fonte: Yahoo Notícias
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração