Pular para o conteúdo

Lei cria carteira de identificação de fibromiálgicos no Piauí

Nessa quarta-feira (23), foi sancionada a Lei Nº 8.122/202, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia no Piauí (CIPFIBRO). A norma é de autoria do deputado estadual Franzé Silva e foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a lei, o documento possibilita o atendimento preferencial em órgãos públicos e privados. Franzé Silva destacou a importância da carteira na garantia da acessibilidade e bem estar de fibromiálgicos.

“A fibromialgia provoca muitos transtornos e outros impactos negativos na vida humana, social e afetiva dessas pessoas acometidas pela doença. A Carteira de Identificação é uma forma de reduzir esses transtornos, assegurando o atendimento prioritário e evitando constrangimentos”, ressaltou.

A CIPFIBRO será emitida pelos órgãos da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, ou pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc). Para solicitar a carteira, válida até cinco anos, é preciso ter em mãos o requerimento, além do relatório médico com o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à saúde (CID).

No requerimento, é necessário constar: o nome completo do solicitante, filiação, local, data de nascimento, número da carteira de identidade ou RG, CPF, tipo sanguíneo, endereço, telefone para contato, foto 3×4, assinatura ou impressão digital, órgão expedidor e Estado, além da assinatura do dirigente responsável.

 

 

 

 

Fonte: Viagora

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração