Pular para o conteúdo

Membro do bando de Correia Lima afirma ter sido torturado pela polícia

Preso acusado de integrar o bando comandado pelo ex coronel José Viriato Correia Lima, Abraão Rodrigues Viana Filho afirma ter sido torturado pela polícia do Piauí e alega ter fugido do estado para não ser assassinado na cadeia. Ele é acusado de ter envolvimento na morte dos corretores Hélio Araújo Silva e Einaldo Liberal Xavier. O assassinato da dupla ficou conhecido como “Caso Queimados”.

20120808130009 11291

“Estão cometendo o mesmo erro da PM [Polícia Militar] de 20 anos atrás. Esse é um erro gravíssimo, estou sendo preso injustamente pela segunda vez. Ainda na década de 90 fui preso e torturado a mando do coronel Correia Lima. Tive de fugir pra poder criar meus filhos, que em 1998 ainda eram crianças. Se tivesse me apresentado no prazo estipulado pela Justiça, eu seria mais um dos vários presos assassinados nos presídios”, denuncia Abraão Filho, em entrevista coletiva na sede da CICO (Comissão Investigadora do Crime Organizado).

O acusado foi preso na cidade do Rio de Janeiro, durante operação conjunta das polícias civil do Piauí e do Rio. Na capital carioca ele era proprietário de uma revenda de veículos. Abraão Filho confirmou ser amigo de Correia Lima, mas negou fazer parte da organização criminosa comandada pelo ex militar.

“Eu era amigo dele sim. Assim como eram amigos deles alguns delegados, secretários de Segurança e os comandantes da Polícia Militar. Não tenho nada a ver com esse crime. Quem está me acusando vai ter de provar e para isso tem que aparecer provas concretas, que não sejam forjadas”, disse o acusado.

De acordo com o delegado Francisco Rodrigues, contra Abraão Filho havia um mandado de prisão expedido pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Antônio Noleto. O acusado estava foragido desde 1999.

20120808130050 f60b8

“Recebemos a informação de que ele estaria morando e trabalhando na cidade do Rio de Janeiro como um cidadão honesto. Entramos em contato com a Polícia Civil do Rio e preparamos a ação que resultou na prisão do Abraão”, explica Francisco Rodrigues.

Segundo o delegado Flávio Rangel, Abraão Filho chegou a Teresina na madrugada desta quarta-feira (8). Ele foi levado na manhã de hoje ao IML (Instituto de Medicina Legal), onde foi feito exame de corpo de delito. O acusado será encaminhado à penitenciária Irmão Guido.

 

 

Portal AZ

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração