Pular para o conteúdo

Ministério Público discute PEC que muda eleição de procurador no PI

Promotor 6Um encontro realizado na manhã desta quinta-feira (20) no Ministério Público do Piauí reuniu representantes da Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado e Promotores de Justiça a fim de discutir a Proposta de Emenda de Constituição Estadual (PEC) que altera o formato de escolha do Procurador Geral de Justiça do estado.

Para o promotor de justiça e presidente da associação piauiense do MP, Glécio Setubal, a PEC trata-se de uma violação de autonomia. “Entendemos como uma violação a nossa autonomia, uma vez que o projeto não surgiu de iniciativa da própria procuradoria do MP, mas de dentro da própria assembleia legislativa. Essa interferência entre o poder legislativo e o MP é um desrespeito”, disse.

Atualmente, tanto promotores de justiça quanto os procuradores de todo o Piauí poderiam se candidatar para compor a lista enviada ao governador para a escolha do cargo. No estado há 21 procuradores e mais de 150 promotores de justiça.

Se aprovada, a proposta muda esse procedimento restringindo a disputa apenas para os procuradores de justiça. De acordo com informações, esta PEC já tem a assinatura de 21 dos 30 deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

Enquanto isso, tramita um mandado de segurança contestando essa iniciativa da assembleia. De acordo com o MP/PI não foi realizada nenhuma audiência pública com a finalidade de discutir o tema. Assim, promotores de justiça ameaçam recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em caso de aprovação da PEC pela assembleia Legislativa.

“Uma vez que não se respeita a harmonia entre os poderes, pode ser que algum dia surja uma nova PEC que restrinja os direitos dos promotores, por exemplo, uma PEC que restrinja a nossa independência funcional e isso vai atingir diretamente no exercício funcional do membro do MP, já que o promotor de justiça é quem está na linha de frente no combate, principalmente a relação a corrupção”, finalizou Glécio Setubal.

G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração