Pular para o conteúdo

Ministro da Saúde vem ao Piauí para inaugurar casa para dependentes químicos

 

foto 3729 17395O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comparecerá à inauguração da Casa de Acolhimento Transitòrio Infanto Juvenil (CATI), nesta quarta-feira, 28 de novembro, às 15h, em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde implantará a Casa de Acolhimento com recursos provenientes da pactuação do plano “Crack, é Póssível Vencer”, que o Governo do Estado do Piauí realizou em julho deste ano juntamente com Governo Federal.

O serviço é voltado para crianças e adolescentes, do sexo masculino, de 10 a 18 anos incompletos, que não estão passando por medida socioeducativa, e que tiveram seus vínculos familiares e sociais fragilizados ou rompidos em consequência do uso de álcool e outras drogas. A casa funciona 24 horas de domingo a domingo e tem caráter residencial e transitório para atendimentos psicossociais e terá capacidade para atender 10 crianças e adolescentes.

A gestora da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas destaca que é mais um passo que se dá para atender a parcela da população em sofrimento social, consequência do uso e abuso de drogas. “É mais um equipamento social que está sendo viabilizado pela pactuação do plano Crack, é Possível Vencer, efetivado pelo Governo do Estado com o Governo Federal e Municipal”, pontua.

O objetivo da CATI é trabalhar com o usuário e sua família com vistas a reinserção social. A equipe conta com 40 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional, educador físico, cuidadores, redutores de danos, porteiros e auxiliar de serviço geral.

Caroline Arnoud, coordenadora do projeto, afirma que o serviço é totalmente embasado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e na Portaria GM/MS nº 121/12 e encontra-se articulado com toda rede socioassistencial, de saúde, de educação e de justiça do município de Teresina, contando, inclusive, com o respaldo da I Vara da Infância e da Juventude.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração