Pular para o conteúdo

Morro Claro na Zona Rural de Oeiras recebe sistema de bombeamento de agua com energia solar

En6

Na manhã dessa sexta feira dia 22 foi inaugurado na comunidade Morro Claro próximo ao Moro Redondo um sistema de bombeamento de agua com energia solar.

O sistema que foi instalado em um poço perfurado pela fundação dom Edilberto Dinkelborg, através do Pe. João de Deus em parceria com o Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, irábombear agua para o consumo humano e de animais bem como para   produção onde beneficiará 7 famílias que irão produzir coletivamente hortaliças, abobora, melancia, milho e etc.

O projeto de energia solar foi idealizado pelo Engenheiro Agrônomo, Pesquisador e Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Laerte Amorim, onde o mesmo preocupado com o apelo social das comunidades, passou a observar editais e encontrou um de energias renováveis da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), de onde veio os recursos para a execução no valor de R$ 20.000,00. A partir daí buscou parcerias para que fosse viável executar o projeto.

O mesmo ainda destacou a importância dos parceiros, que sem ele seria muito difícil finalizar o projeto.

“O nosso primeiro grande parceiro foi o IFPI que nos ajudou com a logística para percorrer todo o Vale no Canindé, daí procuramos o  Sindicato dos Trabalhadores Rurais que conhece bastante o município e nos indicou algumas comunidades potenciais que poderiam ser comtempladas com esse edital e sem esquecer daqueles que perfuraram o poço, na verdade, foi o primeiro passo, a SDR, CEFAS em fim um grande leque de parceiros que até empresários também nos ajudaram fornecendo e montando o sistema solar a preço de custo praticamente” .

O projeto será em duas etapas onde a primeira consiste em instalação do sistema para bombeamento de agua e a segunda em instalação de sistemas de irrigação para produção coletiva de hortaliças.

Seu Adirano Marcos,  agricultor beneficiado com o sistema se mostrou otimista e feliz pois além de ter agua a vontade para o consumo e para produção, não terá custo nenhum com conta de energia, afinal o sistema e movido com a energia do sol.

Na oportunidade estiveram presentes algumas autoridades representando suas instituições e classes, como o Sebastião diretor do IFPI, Marise Nogueira Representando o Banco do Nordeste, Josélito Santos representado o CEFAS, Cleilton Andrade e Lívio representando a classe comercial, Engenheiro Agrônomo Siqueira Neto, Advogado Aldo , Marina Silva professora do IFPI, Gilmar Fontes e Adalto Andrade representando Sindicato do Trabalhadores de Oeiras, além do coordenador do Projeto Laerte Amorim.

En1 En2 En3 En4 En5 En6 En7 EN8 En9

FONTE: OEIRAS EM FOCO . POSTAGEM JOSELITO (http://www.cefas.org.br)

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração