Pular para o conteúdo

Mutirões da catarata transformam a vida de piauienses

Lançado em abril pelo governador Rafael Fonteles, o Mutirão da Catarata já realizou milhares de consultas e cirurgias oftalmológicas em diversos municípios piauienses. Em 2024, serão 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, atendendo todos os 224 municípios do estado.

Este é o maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Segundo o secretário de Saúde, Antônio Luiz, a ação será ampliada para contemplar todas as regiões de saúde. A catarata, lesão ocular que deixa a visão opaca, é tratada cirurgicamente com a remoção do cristalino opaco e a colocação de uma lente intraocular.

Os procedimentos são realizados nos hospitais da rede pública estadual, seguindo o cronograma de cada região. Todos foram aprovados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB). A aposentada Joana Machado da Silva, de Barras, foi uma das beneficiadas. “Minha vista estava muito ruim, embaçada, e fui atrás dessa cirurgia. Agora estou enxergando bem”, relatou.

Os mutirões já ocorreram em Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Picos, Barras, Canto do Buriti, Corrente, Bom Jesus, Floriano, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Uruçuí, Valença do Piauí, entre outros. Em agosto, pacientes de Luzilândia, Cocal e Parnaíba serão atendidos. “Estamos realizando um esforço concentrado para levar mais qualidade de vida aos piauienses”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente da Sesapi.

Fonte: CCOM

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração