Pular para o conteúdo

Novo bloqueio no orçamento deve ser anunciado pelo governo, diz Secretário da Fazenda

Sala de comissões do Senado durante Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A CE faz audiência pública para debater a proposta de federalização da educação de base, com a participação do consultor Legislativo Waldery Rodrigues Júnior. A audiência está inserida na programação do "Programa Jovem Senador". Em pronunciamento, consultor Legislativo Waldery Rodrigues Júnior Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Junior

O governo deve anunciar novo contingenciamento de recurso do orçamento ainda este mês, segundo o Secretário da Fazenda Waldery Rodrigues Júnior.

Segundo o secretário, a revisão é necessária devido ao fraco desempenho da economia, que tem como resultado menor arrecadação.

“Muito provavelmente”, o anúncio será feito no dia 22 de maio, data limite para a publicação de relatório mensal sobre despesas e receitas, disse Waldery Rodrigues Júnior.

A afirmação foi feita em discurso na abertura do 31º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro. Rodrigues Junior não adiantou o valor que será bloqueado.

O governo Jair Bolsonaro já contingenciou R$ 29,8 bilhões, medida que gerou protestos ao afetar os recursos da educação – com bloqueios de gastos desde o ensino básico a bolsas de pesquisa.

Em entrevistas, autoridades do governo vinham condicionando a possibilidade de novo contingenciamento à aprovação da reforma da Previdência ou à liberação de suplementação orçamentária pelo Congresso.

Em seu discurso, o secretário de Fazenda disse que o governo vem trabalhando em uma série de medidas para ajudar os estados em dificuldade, como a concessão de garantias do Tesouro para aqueles que se comprometerem com medidas de reequilíbrio fiscal e a partilha de recursos do pré-sal.

Fonte: Folhapress

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração