Pular para o conteúdo

Professores da UFPI anunciam greve geral para o dia 15 de maio

Professores89

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), irão paralisar as atividades no dia 15 para deliberar ações contra os cortes nos recursos da universidade anunciados pelo Governo Bolsonaro. O dia 15 de maio, será o Dia Nacional de Greve da Educação.

Os docentes realizaram uma assembleia nessa quarta-feira (8) no pátio da UFPI, onde discutiram os impactos do bloqueio dos R$ 33 milhões na conta da instituição. A assembleia contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento da UFPI, Prof. Dr. André Macedo Santana, que explicou os impactos dos cortes no orçamento da instituição e as estratégias de enfrentamento da crise financeira que se instalou nas universidades e institutos federais, proporcionada pela arbitrariedade da diminuição de 30% do orçamento já combalido da UFPI.

O Pró-Reitor André Macedo informou à comunidade acadêmica que nesse contexto de diminuição de recursos a UFPI só terá condições de funcionar até setembro. A Assembleia contou com a ampla participação dos alunos, professores, técnicos, e interessados em saber a real situação financeira da UFPI.

A Assembleia aprovou a realização de um grande Ato em defesa da educação e das universidades públicas no dia 14 de maio de 2019, às 17h, na entrada da UFPI e a participação efetiva de toda a comunidade universitária nos atos que ocorrerão ao longo do dia 15 de maio, como forma de constituir estratégias coletivas de enfrentamento e diálogo com outras centrais sindicais e entidades representativas.

Além disso, houve a montagem de uma comissão representativa de professores, técnicos, e estudantes para pensar uma campanha coletiva que remeta a defesa da UFPI e das universidades públicas, além de mobilizar a categoria para as atividades dos dias 14 e 15 de maio de 2019.

Fonte: Adufpi

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração