Pular para o conteúdo

Oeiras participa do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

O agente de desenvolvimento local da cidade de Oeiras, Carlos Eduardo, esteve representando a Sala do Empreendedor do Município no II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento Local e no II Fórum Mundial Econômico de Desenvolvimento Local. O evento foi realizado entre os dias 29 a 01 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu no estado do Paraná.

Dudu1

O encontro foi um marco histórico para o fomento da economia local do país, estiveram presentes 1.500 agentes de desenvolvimento dos 26 estados brasileiros, desse total, 15 agentes estavam representando o Piauí. Durante o evento ocorreram palestras, workshops e debates de ideias e estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico local especificamente para os pequenos empreendimentos.

Dudu6

O evento contou com a participação do palestrante Luciano Pires autor da palestra magna do II Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, em Foz do Iguaçu (PR), Luciano Pires usou a história da virada em sua vida como demonstração da necessidade de ter persistência e autenticidade e superar resistências. Discorreu sobre o tema “O Meu Everest”, título de um dos seus seis livros, uma autobiografia em que narra como um executivo sedentário quarentão superou o desafio aparentemente “louco” de encarar uma das escaladas mais desafiadoras do mundo, ponto de partida para a transformação mais radical em sua vida, que o recolocou no caminho de seus sonhos.

 

Na mesma semana também ocorreu o II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local. O principal objetivo do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local é facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os grandes desafios da nossa época, a partir das práticas existentes. Mais especificamente, os objetivos do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local são:

 

– Facilitar um diálogo político internacional sobre o Desenvolvimento Econômico Local, que inclua os atores públicos e privados.

 

– Promover a elaboração de políticas públicas sobre Desenvolvimento Econômico

 

– Demonstrar a relevância do território e do Desenvolvimento Econômico Local para um desenvolvimento integral, incluindo os pilares econômicos sociais e do meio ambiente

 

– Apresentar a necessidade de contar com instrumentos de implementação de estratégias e planos de desenvolvimento econômico local, como as Agências de Desenvolvimento Econômico Local e as Agências de Desenvolvimento Regional.

 

Estiveram presentes no evento lideranças politicas de vários países, destacando-se a presença do ex-presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva. O evento a principio tinha a expectativa de ter aproximadamente 2.500 pessoas como participantes de mais de 60 países, debatendo políticas de desenvolvimento econômico local, mas na verdade chegou a um total de mais de 3.200 pessoas inscritas.

 

O Fórum parte da ideia de que o aspecto econômico ajuda a impulsionar as demais dimensões sociais e de sustentabilidade. Nesse sentido, um dos pontos focais é como apoiar os pequenos negócios para gerar emprego e renda e manter a riqueza no território.

Dudu2 Dudu3 Dudu4 Dudu5

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração