Pular para o conteúdo

Oeirense exemplar

Desde molecote sabia que o pedreiro Antônio Gonçalves Ribeiro trabalhava, exclusivamente, para o Seu Mário Freitas. Não faltava serviço. Construiu casa até em Teresina para o citado empresário.

Natural de São João da Varjota, cidade oeirensemente nascida. Casou-se com Dona Azenira. Houve 16 filhos, todos meus conhecidos. Nutro especial amizade com um deles, o Mário, que aprendeu o ofício do pai. É também animador de reisado.

No dia 15 agosto passado, data consagrada à nossa Padroeira — N. Sra. da Vitória —, na localidade Boa Vista, entre familiares, o Sr. Antônio Ribeiro comemorou o seu centenário de vida. Evento restrito em face da pandemia. Confraternização alegre. Festa marcante em meio à sua enorme parentela.

Homem trabalhador, honesto. Continua com suas atividades laborais, sem maiores esforços, claro! Lúcido, não abre mão de uma boa prosa, do seu bom humor. Muito apegado a sua esposa, parentes e amigos. Gente da melhor estirpe!

Na homenagem que lhe prestaram, de forma bastante original, a sua história de vida foi decantada em cordel: A Saga da família Ribeiro. O folheto foi lido na ocasião, distribuído entre familiares e amigos.

Conta até o ataque de uma onça que o aniversariante, aos 08 anos, sofrera quando empreendia viagem pelos sertões ermos, montado num jumento, tendo sido salvo por seu pai a facão.

Os versos são autoria do seu neto Abel, filósofo, mestre em sociologia, doutorando em filosofia africana, Professor da PUC/Paraná, em Curitiba.

Acredito que o seu outro neto, irmão daquele, Vavá Ribeiro, cantor oeirense que brilha no mundo artístico regional, venha, em louvor ao seu patriarca, compor alguma peça musical.

Parabéns, Sr. Antônio Ribeiro, oeirense exemplar!

cordel ribeiro1

7184b3d2 a380 468c ae97 35938e61473d

66c0ae87 7f1c 4336 879d 7e6ad30eb3d2

90431862 25d2 40fc a559 d32d1df838b9

 

Por Carlos Rubem

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração