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Pedagogia da alternância, metodologia usada pelas Escolas Agrícola da Fundação Dom Edilberto

Funded19A vida no campo também ensina. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, pedagogia essa usada nas escolas agrícolas da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, utilizando um período alternado com regime de internato na escola e outro em casa, visando uma melhor qualidade de ensino e de vida para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

As Escolas Família Agrícola, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário, através da formação de profissionais qualificados que desenvolvam conhecimentos técnicos e científicos na área de recursos naturais, e com qualidade gerenciar projetos agrícolas nos diversos setores, inclusive econômicos, tendo como objetivo o desenvolvimento autossustentável com baixo custo, garantindo a melhor qualidade da vida humana através do uso de técnicas adequadas que propiciem o desenvolvimento da agricultura familiar e agropecuária piauiense.

Em suas casas, os alunos ensinam os pais a utilizarem as novas tecnologias e a maneira mais adequada de lidar com à terra e seus recursos. Com a Pedagogia da Alternância há a possibilidade de o sujeito da aprendizagem incorporar-se na comunidade, estimular a sua conscientização política e se valorizar como ser humano, sem perder de vista as suas relações com a cidade. A formação integral dos alunos e a promoção do meio rural são os principais objetivos da Escola Família-Agrícola (EFA), sendo que se busca como fundamental interagir escola-família, articulando esses dois ambientes como espaços de aprendizagem contínua, valorizando as informações da cultura rural e o calendário agrícola.

Atualmente estão em pleno funcionamento seis escolas, são elas:
EFADE II- Em São João da Varjota
EFADE III- Em Cajazeiras
EFADE IV- Em Oeiras
EFADE V- Em Santo Inácio
EFADE VI- Em Paes Landim
EFADE VII- Em Santa Cruz do Piauí

Por: Camilla Marques

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