Publicidades
RegionalGeralManchete

Pesquisadores do IFPI publicam artigos que auxiliam no combate e controle da COVID-19

No combate à COVID-19, pesquisadores do Instituto Federal do Piauí, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), publicaram dois artigos no periódico Cadernos de Prospecção. Um artigo trata sobre patentes de ventiladores mecânicos e o outro sobre o uso de inteligência artificial, aliada à prevenção da doença.

O periódico, com foco em Inovação Tecnológica, disponibiliza aos leitores informações relevantes para aplicação em tecnologias e lançou, em março, uma chamada especial sobre o tema COVID-19. Segundo a equipe editorial dos Cadernos de Prospecção, de 59 manuscritos recebidos, 18 foram aceitos e publicados nessa edição especial.

Pesquisadores do IFPI publicam artigos que auxiliam no combate e controle da COVID-19 2
Pesquisadores do IFPI publicam artigos que auxiliam no combate e controle da COVID-19

O artigo ENFRENTAMENTO À COVID-19: UM MAPEAMENTO DAS PATENTES DE VENTILADORES MECÂNICOS tem como autores: Marina Silva (IFPI/Oeiras), Robson Freitas (IFPI/Oeiras), Cleide Ane da Cruz (UFS), Ana Claudia Xavier (IFPI/Teresina Central), Maria Emília Camargo (UFS), Antônio Martins (UFS), Ana Eleonora Paixão (UFS) e Jonas Fabris (UFS). A pesquisa visa contribuir com a disseminação de conhecimentos tecnológicos em torno dos respiradores mecânicos, neste momento em que a sociedade enfrenta a COVID-19, sendo estes equipamentos de suma importância no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória grave. “Além disso, ajuda na compressão sobre os aspectos importantes da propriedade intelectual diante do desafio humanitário, que é a COVID-19”, destaca Marina Silva.

Pesquisadores do IFPI publicam artigos que auxiliam no combate e controle da COVID-19 3
Pesquisadores do IFPI publicam artigos que auxiliam no combate e controle da COVID-19

O artigo PROSPECÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EPIDEMIOLOGIA E PREVENÇÃO DA COVID-19 ALIADA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL é de autoria de Robson Freitas (IFPI/Oeiras), Humbérila Melo (IFPI/Oeiras), Margarete Azevedo (IFPI/Angical), Antônio Martins (UFS) e José Luiz Sá (UESPI). Segundo Robson Freitas, o trabalho buscou métodos utilizados no controle epidemiológico em países que obtiveram sucesso no combate à doença. Os principais resultados foram relacionados a métodos preditivos, números de casos e influência de ações de isolamento. Esses métodos, aliados à inteligência artificial, podem modificar a forma de trabalho na proteção dos profissionais, mapear aglomerações e emitir informações precisas e relevantes no controle epidemiológico.

Os pesquisadores, em sua maioria, são vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a qual o IFPI mantém convênio para capacitação, em nível de mestrado e doutorado, de seus servidores.

A iniciativa dos pesquisadores é valiosa diante da emergência de saúde pública do Estado e contribui com a ciência e a sociedade nesse momento de pandemia e mudanças de hábitos impostos pela doença.

 

Links dos artigos:

https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/36186/

https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/36190

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar