Pular para o conteúdo

Piauí é 2ª maior produtor de Energia Eólica no Brasil

O Piauí é hoje, o segundo maior produtor de Energia Eólica do Brasil, superando o estado do Rio Grande do Norte e ficando atrás apenas da Bahia. Os dados são Agência Nacional de Energia (ANEL).eolica

O secretário estadual de Mineração, Petróleo e Gás, Luís Coelho, afirmou que o Piauí é um dos estados que mais produz energia limpa, produzindo mais do que o consumo de energia para uma população de 3 milhões e 150 mil habitantes.

Luís Coelho afirma que a produção de Energia Eólica, hoje, no Piauí é de 1.500 Megawatts. “Todo dia, um novo parque é inaugurado. Cada um produz 80 Megawatts de energia. Quando chega a produção de 30 Megawatts de energia, já é um parque. No Piauí todo dia tem um parque entrado no sistema e outro se iniciando”, falou o secretário.

No Estado, existem mais de 10 empresas de Energia Eólica, as principais são: ControlBrasil, Casa dos Ventos, Chesf e Casa Brasil.

Os empreendimentos são feitos em todo o Piauí, que vão de Parnaíba à Marcolândia, Serra do Ibiapaba, Paulistana, Simões, Pio IX, Queimada Nova, onde a empresa Atlantic, está construindo geradores.

Na manhã de quinta-feira (23), o governador Wellington Dias (PT) se reuniu com o diretor da empresa Dinamarquesa Vilco Engenharia e Consultoria Eólica, Sérgio Costa e com o diretor da empresa CECG, (Complexo Eólico Chapada do Gurgueia), Alessandro Fernandes, que querem implantar no município de Curimatá, uma usina de produção Eólica.

Eles querem que a região não seja incluída na área de proteção ambiental da Serra Vermelha, que foi criada pelo Governo do Estado, que ainda está estabelecendo limites.

Sérgio Costa disse que vai conversar sobre as condições de implantação da Vilco no Piauí. Segundo ele, as empresas querem investir R$ 10 milhões na implantação de torres de usina de produção de 1,5 Gigawatts de potência de Energia Eólica.

“Temos nossa Sede na Dinamarca e ao redor do mundo, temos investimentos no Sul do Brasil, e também em alguns estados do Nordeste. No Piauí é a primeira vez”.

Fonte: Meio Norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração