Publicidades
GeralManchete

Prefeito de Cajazeiras do Piauí faz adesão ao programa Busca Ativa Escolar

Foi realizada uma reunião com os secretários e chefes de setores, convocados pelo gestor municipal para realização do ato de pactuação das ações do programa Busca Ativa Escolar.

O prefeito de Cajazeiras do Piauí, Alberto Silvestre, fez a adesão ao programa Busca Ativa Escolar, estratégia desenvolvida pela UNICEF em parceria com a Undime, Congemas e Conasems através da qual são trabalhadas ações de monitoramento de estudantes em risco de evasão escolar.

Na manhã desta quarta-feira, 21 foi realizada uma reunião com os secretários e chefes de setores, convocados pelo gestor municipal para realização do ato de pactuação das ações do programa Busca Ativa Escolar no município de cajazeiras do Piauí.

Após a composição da mesa de honra o prefeito, Alberto Silvestre, em sua fala ressaltou a satisfação com a interação dos setores e solicitou que todos estejam empenhados nas ações e para que seja possível garantir um ensino de qualidade fazendo ênfase a uma das frases do programa: “Fora da escola não pode, mas na escola sem aprender também não pode!” Conclui o prefeito.

O Vice Prefeito, Luciano Filho, parabenizou os setores pelas ações desenvolvidas em equipe e mencionou a importância do monitoramento dos estudantes com fragilidades socioeconômicas e da necessidade de aproximar as famílias do contexto escolar. O prefeito e o vice são professores atuaram em sala de aula por anos nas redes municipal e estadual de ensino em Cajazeiras do Piauí.

“Dentro desse processo desenvolvido na Busca Ativa Escolar as unidades educacionais da rede municipal têm um papel fundamental no acompanhamento das participações ativa dos estudantes nas atividades escolares desta forma evitando a evasão das escolas e fortalecer os vínculos para que desta forma sejam cumpridos os seus direitos de aprender. Cada escola fica responsável por fornecer dados informando o desempenho das atividades desenvolvidas.” Afirma a secretária Municipal de Educação de Cajazeiras do Piauí, Shirlley Souza.

Estiveram presentes as Secretárias de Educação, Assistência Social, Juventude, Cultura, os secretários de Saúde e transporte, participaram também do momento os Supervisores de ensino, gestões escolares e conselheiros tutelares


A secretaria Municipal de Educação tem realizado a articulação do programa com os demais setores e propõe as gestões de escola as ações com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes na escola.

Com base nas reuniões anteriores e nas sugestões propostas a Secretaria de Educação organizou o projeto escrito e as inscrições na plataforma, ocorrendo hoje apresentação através dos supervisores de ensino Romão Araújo e Maria Iolita e da Secretária Municipal de Educação Shirlley Souza.

De acordo com a secretária municipal de educação, Shirlley Souza, “a Busca Ativa tem grande importância na redução da evasão ou exclusão de estudantes e tem como intuito o envolvimento através de ferramentas tecnológicas fazer esse resgate em combate ao enfrentamento da exclusão escolar. Em especial com um olhar voltado para crianças, jovens e adolescentes incluindo-os na escola através de Busca Ativa, pois muitos possuem um perfil de vulnerabilidade que podem ter sido afetados em maior proporção neste período de pandemia atual.” concluiu a secretária.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo