Publicidades
MancheteOeiras

Prefeitura de Oeiras adota medidas para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas

Em meio a pandemia mundial provocada pelo coronavírus (covid-19), nesta segunda-feira, 04, grandes filas de pessoas ainda são formadas em agências bancarias de Oeiras. Mesmo seguindo os protocolos de recomendações, o distanciamento entre as pessoas e o monitoramento da vigilância sanitária são formadas grandes filas e aglomerações.

A cidade de Oeiras, localizada no centro sul piauiense possui uma numerosa população na zona rural do município. Pessoas idosas consideras pelas instituições de saúde se arriscam para irem sacar os seus benefícios. Boa parte da população é beneficiária de programas sociais do governo federal e aposentados do INSS.  Outra parte são servidores públicos municipais e estaduais.

Prefeitura de Oeiras adota medidas para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas 2

“Eu sei dos riscos que estou correndo ao vir entrar nesta fila para receber meu dinheiro, mas não tenho ninguém que possa vir por mim, moro sozinha meus filhos moram em São Paulo, eu preciso comprar comida e remédios. A única alternativa é vir eu mesma”, pontua do Maria José, moradora da zona rural de Oeiras, na fila da Caixa Econômica Federal.

Matérias relacionadas

Prefeitura de Oeiras adota medidas para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas 3
Rua Zacarias de Goes, Centro de Oeiras-PI.

No centro comercial da cidade a movimentação de veículos e pedestres segue com um número significativo apesar da recomendação dos órgãos de saúde para a população ficar em casa. A população faz o uso da máscara, porém há riscos de contaminação em aglomerações de pessoas conforme é noticiado diariamente em toda mídia sobre os cuidados para evitar o covid-19 (novo coronavírus).

 

Em Oeiras, o Ministério Público do Piauí, através de seu representante, o promotor Vando da Silva Marques, na última sexta-feira, 01 de maio de 2020, expediu recomendação ao prefeito municipal de Oeiras, José Raimundo, para adoção de todas as medidas administrativas necessárias para a fiscalização de aglomerações de filas de espera em todas as agências bancárias e casas lotéricas de Oeiras.

Prefeitura de Oeiras adota medidas para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas 4
Prefeitura de Oeiras adota medidas para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas

De acordo com o documento, estende as medidas protetivas a quaisquer outros locais onde se desenvolvam atividades ou serviços essenciais em que possam ocorrer filas e/ou aglomerações, devendo ser garantida a distância de pelo menos, 2 (dois) metros entre as pessoas que estejam aguardando atendimento.

Caixa Econômica Federal: em relação à agência da Caixa Econômica Federal, é orientado que proceda, a partir das 8h de 04/05/2020, à interdição da via pública para o tráfego de veículos, do trecho que compreenda o quarteirão onde está localizada a referida agência bancária, evitando, assim, que as filas fiquem concentradas nas calçadas e facilitando que as pessoas respeitem a distância umas das outras, e, se possível, aplicando medida idêntica em relação via públicas nas quais estão situadas as Casas Lotéricas.

Outro lado

A prefeitura de Oeiras manifesta-se em nota ao site Folha de Oeiras, sobre ações desenvolvidas para a prevenção do coronavírus (covid-19). Prefeitura de Oeiras afirma ter adotado medidas contra aglomerações antes da orientação do MP

Em matéria do site folha de Oeiras o Promotor afirma ter feito recomendações inéditas sobre aglomerações em bancos e lotéricas de Oeiras . Documento Ministério Público, 01 de maio de 2020.  

De acordo com o promotor, Vando Marques, houve sim tratativa sobre pontos existentes na nota como a distribuição de máscaras e a criação dos pontos de higienização, porém toda a recomendação não havia sido pactuada com o prefeito José Raimundo como foi informado. “As medidas tomadas pelo prefeito são importantes e incrementam o combate ao coronavírus em Oeiras, inclusive as tendas colocadas nas agências bancárias e lotéricas são de iniciativa próprias do prefeito”, esclareceu o promotor.

Segundo Dr. Vando Marques, os principais pontos recomendados, inovadores e que norteiam o documento estão respectivamente nas alíneas a e b do documento proposto ao município e estes são inéditos. Trata-se da interdição da via pública que dá acesso à Caixa Econômica e à marcação do posicionamento dos clientes para que não haja aglomerações.

Ainda segundo o Promotor, os demais pontos haviam sido conversados, porém não haviam sido implementados, por isso a necessidade de fazer a recomendação dos mesmos.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar