Pular para o conteúdo

Prefeitura de Teresina lança edital da Guarda Municipal com 50 vagas

A Prefeitura de Teresina lançou na última terça-feira (8) o edital (confira aqui) do concurso da Guarda Municipal. O certame prevê a contratação de 50 profissionais de forma imediata, mas segundo o coordenador do Grupo de Trabalho de Formação da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Samuel Silveira, há a possibilidade de que sejam convocados 100 classificados. O valor da remuneração mensal corresponde a R$ 1.100.

As inscrições do concurso iniciam na quinta-feira (10) e seguem até o dia 7 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 70. Foram disponibilizadas 40 vagas para homens, sendo destinadas duas delas para pessoas com deficiência.Para as mulheres foram colocadas à disposição 10 vagas, desta uma é para mulher com necessidade especial.

O certame será conduzido pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A prova terá 50 questões, distribuídas nas disciplinas de: português, informática, raciocínio lógico e conhecimentos específicos, deverá ser aplicada no dia 8 de novembro das 8h às 12h.

No edital será exigido que o candidato tenha carteira de habilitação AB. “O concurso da Guarda Municipal será composto por cinco fases: prova de conhecimentos específicos, psicotécnico, exame físico, investigação social e o curso de formação”, explicou Samuel Silveira.

Os aprovados irão trabalhar em regime de plantão de 12 horas de trabalho e folgas de 36 horas, com escalas de revezamento a serem determinadas previamente pela prefeitura de Teresina.

A expectativa da Prefeitura é que todas as etapas estejam concluídas até o início de 2016 para que a Guarda seja efetivamente implantada. “Trabalhamos para formar uma guarda que esteja realmente preparada para servir a cidade”, ressalta Samuel Silveira.

Ainda de acordo com o coordenador, o papel da Guarda Municipal não é o de policiamento ostensivo para garantir a segurança da população.

“Esse papel cabe à Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar. O Papel da Guarda é garantir a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração. Contudo, na medida em que reforçamos a segurança nesses espaços, estamos garantindo, de forma indireta, um reforço na segurança da população”, lembra.

 

Fonte: G1 Piauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração