Pular para o conteúdo

Previdência | Economista sugere fundo para cobrir déficit de hoje com “folga” do futuro

economista

Durante o almoço da bancada federal do Piauí com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em Teresina, o economista Raul Velloso fez uma apresentação, apontando possíveis soluções para o problema do déficit da previdência nos Estados.

Em entrevista, comentou que há questões a serem encaradas a curto e longo prazo. “A curto prazo, é que os estados estão quebrados. Tem necessidade de recursos no ano bastante elevada, para tentar chegar aos próximos. No longo prazo, se sabe que o problema vai agravar. O déficit, todo mundo já calculou, só em 25 anos vai começar a cair. Qualquer efeito de reforma, como a que estamos a aprovar, vai demorar a acontecer, considerando a questão dos direitos adquiridos”, explica.

Uma das saídas a curto prazo, para Velloso, seria “casar os dois problemas”. “Cria-se um fundo de previdência, em que se faz essa conta e vê que lá na frente tem folga e aqui tem aperto. E se pudéssemos antecipar essa folga, preservando o equilíbrio como um todo? Um elimina o outro. Essa folga de recursos lá na frente pode fechar os buracos que os estados têm. O fundo tira a previdência dos estados”, detalha o economista.

Proposta do governo

Raul Velloso destaca que a proposta de Reforma do governo Jair Bolsonaro ainda é desconhecida. Mas acredita que “três ou quatro artigos” devam se concentrar na parte que afeta os estados, criando mecanismos capazes de “reorganizar a previdência dos estados e fazer essa transferência, realocação de recursos, para atacar os dois problemas”.

Fonte: 180 Graus

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração