Pular para o conteúdo

São necessárias 200 horas para fazer um amigo de verdade

São necessárias 200 horas para fazer um amigo de verdade

Amigos são melhores que morfina – você pode até perguntar aos seus amigos se você vai viver muito ou não: eles acertam mais do que a média.
[Imagem: Wikimedia/Maidenrulz]

Cientistas chegaram à conclusão de que demora mais de 200 horas para que alguém possa ser considerado um amigo próximo.

Isso inclui o tempo gasto saindo, batendo papo, jogando videogame e coisas do tipo. Horas gastas trabalhando juntas não contam muito.

“Temos que investir esse tempo. Você não pode estalar os dedos e fazer um amigo. Manter relações estreitas é o trabalho mais importante que fazemos em nossas vidas – a maioria das pessoas em seus leitos de morte concorda,” disse Jeffrey Hall, professor de comunicação na Universidade do Kansas (EUA), responsável pela mensuração inusitada do tempo que se gasta para fazer um amigo.

Hall chegou a esse número partindo de estudos anteriores que propuseram que nosso cérebro só pode lidar com cerca de 150 amizades, e que “a quantidade de tempo e o tipo de atividade compartilhados com um parceiro podem ser pensados como investimentos estratégicos para as necessidades de pertencimento a longo prazo” – uma visão deveras inusitada da amizade.

De conhecido a amigo de verdade

O cientista começou analisando respostas a uma pesquisa online de 355 pessoas que mudaram de residência nos últimos seis meses e estavam procurando por novos amigos em suas novas casas. Depois entrevistou 112 calouros da universidade que se mudaram recentemente para estudar. O questionário envolvia perguntas sobre pessoas conhecidas nas duas semanas anteriores. Esses voluntários foram então ouvidos novamente quatro e sete semanas depois para ver como esses relacionamentos haviam progredido.

Combinando os resultados das duas amostras, Hall estima que leva entre 40 e 60 horas para formar uma amizade casual, 80 a 100 horas para a transição que torna a pessoa um amigo, e mais de 200 horas para definir “bons amigos”.

“Quando as pessoas fazem a transição entre os estágios, elas duplicam ou triplicam a quantidade de tempo que passam com a outra pessoa nas próximas três semanas. Eu encontrei calouros que passaram um terço de todas as horas em que estavam acordados em um mês com um bom amigo.”

“Se você está interessado em uma amizade, mude o contexto. Se você trabalha junto, vá almoçar ou saia para tomar uma bebida. Essas coisas sinalizam para as pessoas que você está interessado em ser amigo delas,” aconselhou Hall.

FOnte:Diariodasaude

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração