Pular para o conteúdo

Seca: Pequenas adutoras garantem sobrevivência em Oeiras e região

 

1891bb25d6 media
Messias Rodrigues dfa comunidade Corumbá (Foto:Francisco Leal)

Comunidades rurais de 77 municípios piauienses, todos na região do Semiárido, antes abastecidas por caminhões-pipa vivem hoje uma nova realidade. Todas elas contam com água fornecida por pequenas adutoras, que garantem, até mesmo, a sobrevivência dos animais.

 

Construídas pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, as adutoras reunidas equivalem a uma rede de 1.620 quilômetros de extensão, onde foram investidos R$ 30 milhões, atendendo de maneira satisfatória a uma população de 63,3 mil pessoas.

 

Em Oeiras, na localidade Corumbá, Messias Rodrigues de França, 84 anos, também festeja a chegada da água. “Desde o ano passado que não chove nada, mas agora tenho água dentro de casa. Posso banhar, cozinhar, lavar roupa e ainda sobra para os bichos”.

 

Em ano de bom inverno, com a ajuda dos três filhos, ele planta feijão, mandioca e melancia numa área de dez hectares. “Quando o inverno é bom eu tiro umas quatro carradas só de melancia, mas este ano não vingou nada”, lamenta Messias.

 

Djanira Soares de Carvalho, 28 anos, é outra que tem motivos para comemorar. Mãe de quatro filhos e moradora da localidade Capivara, também na zona rural de Oeiras, ela conta que lavava roupas em um açude de água suja e distante de sua casa. “Agora lavo na porta de casa. Tenho água boa para consumir e para os outros serviços”.

Com informações da Ccom

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração