Pular para o conteúdo

Secretaria Municipal de Educação realiza capacitação em Oeiras para melhorar a educação nas escolas

Rose 2Está acontecendo aqui em Oeiras desde a semana passada uma capacitação dos profissionais da educação, a capacitação visa o PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental, criado em Jerusalém pelo professor Reuven Feurstein com o objetivo de desenvolver a estrutura cognitiva das pessoas. O programa trabalha com quase 150 atividades, e sete instrumentos onde cada instrumento tem a tarefa de desenvolver uma parte da estrutura cognitiva do participante, para que eles possam realizar processo meta cognitivo e também que possa trazer um nível de consciência do seu processo de pensamento.

A metodologia visa desenvolver no participante a capacidade de conhecer seu processo de pensamento e assim, poder também observar o processo de pensamento do aluno em processo de aprendizado, de tal modo que o professor consiga melhor intervir nas dificuldades que aluno possa apresentar no processo de aprendizado, e como resultado disso preparar melhor o aluno de nosso município.

A prefeitura está fazendo diversos investimentos em Educação no município e já começa a apresentar resultados. Na opinião da Tranners do PEI Rosé Mary Bueno “A educação é fundamental para o desenvolvimento da cidade de Oeiras uma cidade histórica e tradicional do Piauí. O curso é uma importante ação da prefeitura na capacitação do profissional de educação,  com potencial para serem multiplicadores, isso afeta não só a professor, também a criança que está em processo de aprendizagem e claro toda a sociedade. O prefeitura está de parabéns pela iniciativa”  Frisou a professora.

A Psicopedagoga Edith Rubinstein que esteve ministrando um dos módulos também ressaltou que toda mudança social passa pela educação “É uma iniciativa muito importante porque a gente tem que começar pela educação, e o professor é quem tem a chave. Me chama muita atenção o entusiasmo das pessoas que trabalham na área rural, capacitando, trabalhando com os professores. Essas crianças tem muita fome de aprender. São 8 horas diárias de trabalho prático, e a gente espera que as pessoas que estão participando da capacitação vão mudar sua forma de olhar para educação e a forma que elas lidam com sua própria aprendizagem. Elas vão sair desse curso com muitas ferramentas.”

O desafio do professor da escola rural é que trabalham com classes agrupadas, e tem que trabalhar individualmente com as diversidades. “Oeiras está fazendo um trabalho inovador, que várias grandes cidades não fazem. De repente, Oeiras, no interior do Piauí, vai fazer uma grande diferença. Proponho que pensem em, daqui a um ano, poder apresentar em congressos o trabalho que Oeiras está fazendo.” Lembrou mais uma vez a professora Rosé Mary Bueno.

 

Video:

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração