Pular para o conteúdo

Secretarias promovem ações de saúde para a população de Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, através das Coordenações da Atenção Básica, Hiperdia e NASF, em parceria com a SEMEL, SEMAS, Secretaria de Cultura e GTH(Grupo de trabalho de Humanização do HRDC), com apoio da Prefeitura Municipal de Oeiras, promoveram nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2013, ações de saúde para a população do município de Oeiras.

As ações aconteceram das 8:00 às 11:00h , foram oferecidas na praça do Costa Alvarenga os seguintes serviços de saúde: teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientações nutricionais, exposição de alimentos diet , eletroterapia etc. Às 17:00h toda a população é convidada a participar da caminhada e ciclismo que sairá do Estádio Gerson Campos até a Praça das Vitórias.

De acordo com a Coordenadora do NASF, a Nutricionista Márcia Estevão, o objetivo desta data é chamar atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

A Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras oferece rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde serviços de prevenção e tratamento adequados e de qualidade, através das Equipes de Saúde da Família (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e ACS), NASF (Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, Nutricionistas, Profissional de Educação Física e Psicólogos), dentre outros profissionais. Tais como: rodas de conversas, palestra educativas, exames, acompanhamento de grupos de hipertensos e diabéticos, atividade física, através dos grupos de caminhadas, avaliação do pé diabético, consultas, atendimentos domiciliares, medicação, etc.

Durante o ano de 2013 foi realizada em todas as unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural a Campanha de Prevenção e Detecção de pessoas com diabetes e Hipertensão. Em Oeiras o número conhecidos de diabéticos notificados é de 580 pessoas.

A Diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida: alimentação equilibrada, atividade física regular e o uso de medicamentos.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração