Pular para o conteúdo

Situação de abandono do EMATER de Oeiras leva servidores a se unirem e realizar mutirão de limpeza

e1

A situação de abandono em que se encontra o escritório Regional do EMATER-PI de Oeiras levou os servidores do órgão a unirem-se no intuito de melhorar as condições físicas do prédio. O escritório que fica localizado na av. André Holanda, Centro, município de Oeiras-PI está em total estado de abandono, rachaduras nas paredes, gotejamentos no teto, carros sem condições de uso e sendo destruídos pela ação da natureza, banheiros interditados, não possui bebedouros, e o matagal tomando conta da área externa do prédio, nos locais de atendimento aos agricultores familiares encontra-se muitos mosquitos.

Diante de tal situação os funcionários da Unidade Regional contrataram trabalhadores (diaristas) para realizar a limpeza da área externa do prédio, sendo que o valor dos serviços de limpeza e do carro para transportar o entulho será pago pelos servidores do referido escritório.

O servidor Airton Vieira Gomes(mais conhecido na região como Airton do EMATER), extensionista a 32 anos trabalhando no escritório de Oeiras, relata que em todas as campanhas para governo do Estado alguns candidatos, sobre tudo a governador Welington Dias, em suas falas dá muita ênfase ao setor primário, com tudo, após a eleição nada acontece beneficiando este setor. O servidor acrescenta que estão a quase 10 anos sem nenhum reajuste salarial, diz ainda que estão sendo motivo de “chacota” pelo estado em que se encontra o local de trabalho.

O Escritório Regional de Oeiras abrange onze municípios no Território Vale do Canindé e nestes municípios realiza trabalhos voltados para a Agricultura Familiar, como: emissão de DAP(Declaração de Aptidão ao Pronaf), execução do Programa Garantia Safra(cadastramento e laudos periciais), elaboração e assistência técnica de projetos pelo Pronaf(Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Programas de Cisternas, Subsídios de energia,  Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, e Projeto Viva o Semiárido.

As políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural no meio rural são serviços extremamente fundamentais no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva no contexto da agricultura familiar, especialmente na região semiárida, que por suas características específicas, necessita ainda mais da assistência técnica presente e atuante para um melhor desenvolvimento, gerando produção e renda. O enfraquecimento do maior órgão de assistência técnica e extensão rural do Estado vem acontecendo e contribuindo para uma decadência do setor primário no Piauí.

 

ASCOM

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração