Pular para o conteúdo

Sonda da Nasa explode e pega fogo durante teste nos EUA

sonda nasa 2 2012 01 10 size 598

Sonda Morpheus perdeu o controle e caiu segundos depois da decolagem (Reprodução / Nasa.gov)

Uma pequena sonda da Nasa, projetada para missões na Lua, pegou fogo e explodiu durante um teste de voo realizado nesta quinta-feira na base de Cabo Canaveral, na Flórida. O incidente não deixou feridos.

O protótipo, denominado Morpheus, já havia sido submetido a outros exercícios com sucesso, mas passava pelo seu primeiro teste de voo autônomo. Logo após decolar e subir por alguns metros, a sonda sofreu um desvio brusco e colidiu contra o chão, explodindo poucos segundos depois. Equipes de bombeiros escalados para supervisionar o teste apagaram as chamas após a colisão.

A sonda foi projetada para transportar até 1.100 quilos de carga para a Lua e outros destinos espaciais, como asteróides. A Nasa investiu 7 milhões de dólares no projeto nos últimos dois anos e meio.

A Nasa deu início a uma investigação para apurar as causas da queda. “Falhas como esta foram antecipadas antes do teste, e fazem parte do processo de desenvolvimento para qualquer complexo hardware espacial”, afirmou a agência espacial em comunicado, acrescentando que os testes ajudarão a construir um sistema melhor no futuro.

Curiosity – O incidente com a sonda Morpheus acontece quando a Nasa ainda comemora osucesso do pouso do jipe espacial Curiosity no solo de Marte, em uma retomada dasambiciosas missões de exploração espacial da agência. O maior e mais complexo veículo já enviado ao espaço, o jipe-robô utiliza dez instrumentos para descobrir se Marte é ou já foi habitado por formas de vida e pavimentar o caminho para futuras missões tripuladas. O Curiosity demorou 8 meses e meio para chegar ao planeta vermelho e custou 2,5 bilhões.

 

 

Veja Online

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração