Publicidades
Saúde

Suplementação alimentar sem prescrição pode trazer danos à saúde

Nutricionista Valéria Fontenelle explica que uso frequente e sem nenhuma prescrição médica é um erro.

O próprio nome já é bem sugestivo. Suplementos são produtos com características nutricionais semelhantes à dos alimentos e possuem objetivo de complementar a alimentação, quando a necessidade nutricional diária não é atingida, seja por falta de tempo ou por viabilidade.

Os suplementos são concentrados de uma substância específica como vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação e podem ser encontrados em forma de cápsulas, em pó, comprimidos, pastilhas, líquidos e até mesmo pirulitos.

Geralmente são consumidos por pessoas com alguma carência nutricional ou por praticantes de esportes que precisam repor as perdas nutricionais durante suas atividades, ou até mesmo, para melhorar o desempenho físico do mesmo.

Entretanto, seu uso frequente e sem nenhuma prescrição médica ou aconselhamento de um nutricionista é um erro. De acordo com a nutricionista Valéria Fontenelle, o uso indevido de suplementos pode trazer prejuízos à saúde.

“Após avaliação em consultório, se necessário, prescrevemos os suplementos de acordo com as necessidades e objetivos do paciente, sempre orientando sobre a dosagem e melhor horário para ingestão, afim de potencializar os benefícios do uso”, alerta a nutricionista.

Suplementação alimentar sem prescrição pode trazer danos à saúde 2

Valéria Fontenelle destaca ainda que além de prejudicar a saúde do indivíduo, o consumo sem prescrição nutricional pode pesar no bolso, já que há uma tendência a suplementação, desnecessária em muitos casos, pois o paciente visa o resultado rápido e não busca orientação profissional. Trazendo, assim, um gasto financeiro, além da frustração quando não se consegue atingir o resultado esperado.

Atualmente, os suplementos mais procurados são aqueles voltados para a hipertrofia, nome dado ao ganho de massa muscular.

“Conseguir um corpo atlético não é nada fácil, é preciso ter constância e seguir a tríade: dieta, treino e descanso. Não se utilizar desse trio é praticamente impossível conquistar a hipertrofia muscular. A suplementação por si só não faz milagres, é apenas um detalhe. A base tem e deve ser bem feita, sempre com um acompanhamento profissional”, pontua a nutricionista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Meio Norte

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo