Pular para o conteúdo

Teresina é cidade mais vantajosa para se investir em energia limpa

A capital do Piauí, Teresina, é a  líder do Índice Comerc Solar para empreendimentos de baixa tensão, com retorno do investimento em 2,86 anos. O Índice Comerc Solar sintetizou que a energia solar fotovoltaica é um investimento de rápido retorno em todas as capitais do país.

Segundo a publicação, os consumidores de baixa tensão na capital piauiense, que fica na área da distribuidora Cepisa, são os que têm um payback (retorno de investimento) mais rápido, de 2,86 anos. O retorno mais lento dá-se em projetos de alta tensão em Rio Branco (Acre), na área da distribuidora EletroAcre, com um payback de 8,21 anos.

2c2fc9fd b846 48ad 804b 11b430f2f111 710c5ecf d053 4188 bcf8 f71c49cde577Governo do Piauí

Ainda de acordo com o levantamento, as capitais com menor tempo de retorno na baixa tensão são Manaus, distribuidora Amazonas, com 3 anos e Campo Grande, Energisa MS, com 3,07 anos.

O ranking leva em conta a irradiação solar de cada região, a tarifa de energia convencional cobrada no local e a taxa de ICMS em vigor no estado.

Já na alta tensão, usada por grandes consumidores de energia, os melhores retornos acontecem em Manaus (4,26 anos), Brasília (4,45 anos) e Teresina (4,61 anos).

Cabe ressaltar que estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indica que já há no Estado 92 empreendimentos no setor de energias limpas, sendo que destes, 69 envolvem a produção de energia eólica e 23 são empreendimentos solares fotovoltaicos. Todos foram contratados mediante leilão e juntos, possuem capacidade de aproximadamente 2,5 mil kW.

Fonte: Meio norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração