Pular para o conteúdo

Trabalho degradante é característica das empresas do PI na “lista suja” do MPT

O Procurador do Trabalho, Edno Moura, comentou a inclusão de seis empresas na lista suja de trabalho escravo no Piauí. Ele destaca que os empregadores incluídos na lista seguem a mesma característica: de trabalho degradante.

“Nós temos quatro tipos de situações que são consideradas análogas ao trabalho escravo e no Piauí geralmente ocorre uma dessas hipóteses específicas que é a de trabalho degradante, onde não é oferecida uma condição ambiental de trabalho adequada com redução de várias coisas como falta de equipamentos, alojamentos precários, água e a comida oferecida a esses trabalhadores que em conjunto causa esse trabalho degradante”, explica o procurador Edno Moura.

Ele destaca que a lista suja é um instrumento fundamental para o combate ao trabalho escravo e é reconhecida e elogiada internacionalmente.  “É uma medida que possibilita a população e as empresas conhecer as pessoas que estão explorando trabalhadores, reduzindo-os a escravos e prejudicando toda a cadeia produtiva de um produto”, afirma.

As empresas da lista foram autuadas e respondem processos administrativo, civil, criminal e trabalhista já que deve pagar todos os direitos dos trabalhadores e indenizações individuais e coletivas.

De acordo com o documento, no Piauí, cinco empresas desenvolvem atividade da exploração da cera de carnaúba e uma extração de pedra. Na produção de pó e cera, foram resgatados 90 trabalhadores e na extração de pedra, oito.

FOTO: Pericles Mendel/Cidadeverde.com

3c463e97a0796d4d6fd8902e28fedf85

 

Fonte:Cidadeverde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração