As vendas de presentes e artigos em geral utilizados para presentear e homenagear as mães no mês de maio sofreram quedas de até 50% no comércio Oeirense , dependendo do setor as promoções chegam até 40% de desconto, tudo isso com intuito de atrair atenção e levar mais clientes as lojas. Muitos atrelaram a queda nas vendas ao momento “crise” que o país atravessa, outros deduzem que a falta de dinheiro não é só o problema, pois falta também mais incentivo dos próprios filhos, que deveriam não medir esforços quando o assunto em questão fosse presentear a mamãe.
No entanto a crise tem sua parcela de culpa, pois o numero de pessoas desempregadas continua crescendo, o Brasil tem a maior taxa de desemprego dos últimos tempos, pesquisas recentes mostram que a taxa de desemprego no País pode atingir 10% em 2016, (exame). No final de 2015, essa taxa chegou atingir 8,5%, isso dificultou um pouco mais o parcelamento de dívidas, a aquisição de novas compras, ou seja, realmente não é só a falta de dinheiro, as pessoas estão tento mais controle na hora de gastar, dessa forma alguns buscam uma saída rápida com plano B.
Entretanto, o que o comércio tem feito para melhorar e atrair mais atenção do cliente? Alguns têm buscado ouvi o cliente? Atender solicitações, trazer novidades em conta, pois presente não basta apenas ser caro, ele pode ser significativo. A mamãe é quem vai dizer se gostou ou não.
Então não devemos esperar apenas a crise nos atingir e ficar por isso mesmo. Temos que agir e reagir com uma participação mais atraente, com uma inovadora chance de mudar essa realidade.
Buscamos ouvir alguns dos comerciantes de Oeiras. O Feirante José de Lima Proprietário da loja J&L modas, disse que em comparação ao ano passado suas vendas caíram 50%. “A crise é geral em todos os sentidos, todos os comércios sofreram com as quedas nas vendas, antes era melhor”.
Visitamos a loja M&M presentes, o local trabalha com artigos de presentes e arranjos em geral, semi-jóias e bijuterias, conversamos com a vendedora Lus Vânia e diante o que ela nos contou a situação é a mesma, pouca venda e baixa procura, além de que a loja está trabalhando com descontos que chegam até 40% avista.
A conclusão é óbvia a situação não está nada boa para quem compra, por que falta dinheiro, nem para quem vende, pois falta dinheiro e principalmente falta cliente.
Sendo que nos relatos dos lojistas quando se compara com o ano passado nessa mesma época o mercado estava efervescente, já este ano a situação é crítica e preocupante.
Por: Edvan Oliveira.