Pular para o conteúdo

Wellington convoca população para o combate ao Aedes aegypti

Wellington destaca que, para o combate ao Aedes aegypti, depende do empenho de todos.( Foto: Marcelo Cardoso)
O governador Wellington Dias comandou o mutirão da limpeza no Centro Administrativo.(Foto:James Almeida)

O governador Wellington Dias comandou o mutirão da limpeza no Centro Administrativo. (Foto:James Almeida)

O governador Wellington Dias e o secretário da Saúde, Francisco Costa, iniciaram, nesta quarta-feira (23), no Centro Administrativo, um calendário de intensificação de limpeza nos prédios públicos. A ação será estendida aos demais órgãos do Estado e tem o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

Wellington explicou que, apesar de ser uma ação prática de limpeza, é também um gesto simbólico. “A ação mostra a importância de fazer a limpeza em todos os locais, nas residências e também no ambiente de trabalho. Precisamos chamar toda a população para fazer a sua parte e reproduzir ações como essa. Queremos sensibilizar a população para combater o mosquito”, enfatiza Dias.

O governador reforçou que “seja no Norte ou no Sul, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, onde ele estiver presente, é um risco para a população, já que a relação do zika vírus com os casos de microcefalia foi confirmada recentemente”. E acrescentou, “mesmo que você faça sua parte, é preciso cuidar para que seu vizinho também faça. O mosquito que se prolifera ao lado também pode atingir sua família. O combate ao mosquito não depende só do secretário da Saúde, do agente de endemia ou do carro fumacê, mas precisa da ação de cada um”.

Wellington destaca que, para o combate ao Aedes aegypti, depende do empenho de todos.( Foto: Marcelo Cardoso)

Wellington destaca que, para o combate ao Aedes aegypti, depende do empenho de todos.( Foto: Marcelo Cardoso)

Segundo Francisco Costa, secretário da Saúde, as ações do Governo vão além dos mutirões. “Estamos montando uma estrutura de logística e orientação para as equipes, além de prestar assistência aos casos já detectados”, afirmou Costa, acrescentando que “estamos cuidando da prevenção e promoção da saúde por meio de parceria com o Ministério da Saúde e municípios, com equipes técnicas visitando todo o interior do estado. Queremos toda a população envolvida na vigilância contínua”, destaca o secretário.

“Esse ato é de suma importância para demonstrarmos, por parte do Estado, o nosso incentivo em combater o mosquito Aedes aegypti. Os governos Federal, Estadual e Municipal estão mobilizados no combate a esse inimigo, que é o mosquito transmissor dessas doenças”, disse o secretário.

O gestor enfatiza que o Piauí registrou, em 2015, 7.534 casos notificados de dengue, em 168 municípios, além de dois casos de chikungunya e três de zika vírus e até o dia 21 de dezembro, 51 casos suspeitos de microcefalia, associados ao zika vírus, e que estão em investigação. Os casos referem-se a 21 municípios.
O Piauí está em estado de emergência em saúde pública. A Secretaria de Estado da Saúde já apresentou o Plano Estadual de Contingência da Dengue, Zika e Chicunkunya e abordagem emergencial aos casos de microcefalia. Ao todo, serão investidos mais de R$ 5,5 milhões em ação.

Centro de Parto Normal

Na ocasião, o governador Wellington Dias; a vice-governadora, Margarete Coelho, e o secretário da Saúde, Francisco Costa, assinaram a ordem de serviço para a construção dos Centros de Parto Normal nos municípios de Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato e Picos, com investimentos no valor de R$ 3.050.000,00.

 

Fonte: CCOM

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração