Polícia investiga suspeita

DPCA investiga tentativa de retirada de bebê; maternidade afasta técnica de enfermagem

Caso ocorreu na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Participe do nosso grupo de Whatsap

Foto: Ascom NMDER

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa confirmou nesta segunda-feira (7) o afastamento da técnica de enfermagem apontada como suspeita de tentar retirar ilegalmente uma recém-nascida da unidade de saúde, em Teresina. A medida foi adotada enquanto a investigação conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) está em andamento.

Em nota oficial, a direção da maternidade informou que registrou boletim de ocorrência, disponibilizou imagens do circuito interno de monitoramento às autoridades e garantiu apoio à mãe do bebê, aos familiares e à acompanhante por meio das equipes médica, de assistência social e psicologia.

Segundo a instituição, a profissional permanecerá afastada das atividades até a conclusão das apurações. A maternidade informou ainda que o resultado da investigação servirá de base para a adoção das medidas administrativas e legais cabíveis.

O delegado Luciano Alcântara confirmou que a Polícia Civil identificou a mulher suspeita de envolvimento no caso. Conforme o delegado, a DPCA assumiu a investigação após tomar conhecimento da ocorrência e já realiza diligências para esclarecer todos os detalhes. O inquérito ficará sob responsabilidade da delegada Rosa Chaib.

Entre as providências adotadas pelos investigadores está a solicitação das imagens das câmeras de segurança da maternidade, que poderão auxiliar na reconstituição dos fatos.

A denúncia foi feita pela tia da recém-nascida, Daniela Beatriz da Conceição, de 24 anos. Ela afirmou que a suspeita se apresentou como funcionária da maternidade, usando vestimenta semelhante à dos profissionais da unidade, e informou que levaria o bebê para a realização de exames de rotina antes da alta hospitalar.

De acordo com o relato, a mulher saiu da sala com a criança e entrou em um banheiro. Desconfiada da situação, a familiar resolveu acompanhá-la e afirma que encontrou a recém-nascida escondida dentro de uma bolsa após a suspeita trocar de roupa e mudar a aparência.

A testemunha contou que pediu ajuda imediatamente, mas afirma que não recebeu atendimento no momento da ocorrência. Segundo ela, uma enfermeira informou que a mulher não fazia parte da equipe da maternidade e era paciente da unidade.

Após o episódio, a maternidade acelerou os procedimentos de alta da adolescente de 14 anos, mãe da criança. A família foi levada em um veículo da própria unidade até a zona rural de Castelo do Piauí, onde reside.

A tia afirmou que vive um misto de alívio e preocupação após o caso. Segundo ela, a rápida intervenção evitou que a recém-nascida deixasse a maternidade sem autorização.

Além da denúncia relacionada à tentativa de levar o bebê, a familiar informou que pretende comunicar às autoridades uma possível negligência durante o parto da adolescente. Segundo o relato, uma tampa de seringa teria sido encontrada na região íntima da jovem durante a avaliação dos pontos após o procedimento.

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa informou que continuará colaborando com as investigações e reforçou seu compromisso com a segurança dos pacientes, destacando que novas informações só serão divulgadas após o avanço das apurações policiais.

Conteúdo relacionado

Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...