Pular para o conteúdo

Em Luzilândia (PI) Rio Parnaíba passa de 6 m e 138 famílias são afetadas

luz

Na capital do Piauí, Teresina, os rios Parnaíba e Poti já diminuíram o volume o suficiente para não representarem mais riscos para a população. Já em Luzilândia o cenário é o oposto. A cheia do Velho Monge no município já atingiu 138 famílias e pelo menos 27 já foram encaminhadas para a casa de parentes e abrigos públicos.

Segundo o monitoramento do Serviço Geológico Nacional (CPRM), o nível do rio Parnaíba já atingiram 6,18 metros por volta das 06 horas da manhã de hoje, o que resulta em 48 centímetros da cota de inundação. Até às 19 horas a previsão é que ele chegue a 6,25 metros caso se mantenham as condições de tempo observadas.

Por conta da cheia do Parnaíba, povoados inteiros estão ilhados e devido ao grande número de famílias atingidas, o prefeito Ronaldo Gomes decretou estado de emergência em Luzilândia (PI) nesta segunda-feira (08). Nessa ocasião a cidade se junta às oito do Piauí que já estavam em situação de emergência e pelo menos mais sete municípios devem entrar para a lista.

“Já são 138 famílias afetadas pelo crescente volume de chuva. Destas, 19 foram desalojadas e encaminhadas para casas de parentes e oito famílias foram levadas para abrigos da Prefeitura. Nossas equipes estão monitorando os bairros e a zona rural, com plantão no prédio da Guarda Municipal funcionando 24 horas. Temos também caminhões, caminhonete, caçambas e ambulâncias operando nas ações”, explicou o prefeito Ronaldo Mota.

A força tarefa montada pela Prefeitura de Luzilândia conta com homens da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, assistentes sociais e voluntários. Já foram retiradas famílias dos bairros Itararé I e II, Cajueirão, Igarapé e Coroa. Na zona rural, foram solicitadas equipes na região do povoado Timóteo e na localidade maranhense de Porto Formoso, que faz fronteira com a cidade.

Fonte: Portal O Dia

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração