Pular para o conteúdo

Estudo detecta gás natural no Subsolo de Oeiras

 

diretora-da-anp-magda-chambriard-se-reuniu-com-governador-wilson-martins-para-falar-sobre-gas-natural-5652

(Foto: Evelin Santos)

Após um estudo sistêmico realizado no Estado, foi confirmada a existência de gás natural em 34 municípios : Alvorada do Gurguéia, Amarante, Antônio Almeida, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajazeiras do Piauí, Canavieira, Canto do Buriti, Colônia do Gurguéia, Currais, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Floriano, Francisco Ayres, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Nazaré do Piauí,Oeiras, Pajeú do Piauí, Palmeira do Piauí, Pavassu, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São José do Peixe, Sebastião Leal e Uruçuí, são os municípios onde foi possível encontrar a fonte de energia.

O governador Wilson Martins destacou que a quantidade descoberta na pesquisa é suficiente para a necessidade do país. Disse ainda que há grande possibilidade de ser encontrado também petróleo no subsolo piauiense.

Mais de 100 empresas já estão inscritas no processo de licitação, que será realizado nos dias 14 e 15 de maio. A expectativa é de que o contrato seja assinado até agosto deste ano e que a exploração do gás natural ocorra até no máximo outubro.

“Temos indícios seguros de grande quantidade de gás natural e petróleo. Não estamos mais falando em sonhos, estamos vivendo uma realidade. Venderemos gás para todo o Brasil e isso é traduzido em desenvolvimento para o Piauí”, destacou Wilson Martins.

Exploração do gás começa em agosto, diz ANP

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse à imprensa que é possível produzir gás no Piauí.

Ela esteve em Teresina para conversar sobre a 11ª Rodada de Licitações, que vai oferecer 20 blocos terrestres da Bacia do Parnaíba, sendo que 14 estão no Piauí em 34 municípios e o restante no Maranhão.

A diretora Magda Chambriard afirmou que as licitações é resultado de um trabalho de seis anos da Agência, e não há como de serem adiadas.

“Acreditamos e comprovamos que é possível produzir gás no Piauí. A proposição de lotes foi aceita. É um processo longo que vai desde a consulta em audiência pública até a licitação que acontece dia 14 e 15 de maio. Já temos o local, está tudo preparado, nada será adiado. Já estamos dando início aos trabalhos”, afirmou Magda.

A diretora acrescentou que na primeira rodada serão 289 blocos leiloados em 11 estados brasileiros e que dois meses depois será assinado o contrato. “Em agosto, vamos iniciar a exploração do gás”, garantiu.

Com informações do Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração