Pular para o conteúdo

Feminicídio: 90 sapatos vermelhos são espalhados em escadarias de igreja

0f2752541097c05e144f6203a6e2fd22

Nesta segunda-feira (28), em ato simbólico, 90 pares de sapatos foram colocados nas escadarias da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, para representar o número de feminicídios ocorridos no estado desde 2015.

A ação acontece para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído como o dia 27 de maio (ontem) através de lei sancionada pelo governo do Estado este ano. De 10 de março de 2015 até 17 de junho de 2018, foram registrados 90 casos por todo o Estado. Os dados são do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança do estado, atualizado em 24 de maio.

De acordo com a delegada Eugênia Vila, diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança do Piauí, a atividade é uma forma de chamar a atenção para o fato de que mulheres morrem porque são mulheres. “Temos que alertar que nós mulheres estamos sendo mortas por sermos mulheres”.

A diretora explica que os sapatos vermelhos são uma simbologia do feminicídio em muitos países. “Os sapatos vermelhos acabaram se tornando um símbolo desse tipo de ação, porque é muito comum ver nas cenas de crime, os sapatos espalhados das mulheres mortas. Então ele pintado de vermelho é utilizado em muitos outros países para lembrar das mortes por feminicídio”, conta.

A ideia dos sapatos na Igreja São Benedito é inspirada na lua do coletivo argentino Ni Una Menos (Nenhuma a Menos), que luta contra os feminicídios.

7026ba88d7013856c522ede76f7124d5
Fonte:Cidadeverde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração