Pular para o conteúdo

Pelo Facebook, manifestantes convocam novo protesto para o dia 20

manifestacao-dia-20-size-598

Pelo Facebook, está marcada a próxima manifestação no centro do Rio contra o aumento das passagens de ônibus. Na manhã desta sexta-feira, a página “Operação Pare o Aumento”, que satiriza a “Operação Lei Seca”, atualizou sua imagem principal com uma convocação para novo ato na próxima quinta-feira, dia 20. Apesar de ser dedicada aos protestos no Rio, a página informa que será o terceiro “ato nacional” – ou seja, indica uma coordenação com protestos em São Paulo e, possivelmente, no Rio Grande do Sul e em Brasília.

A manifestação no Rio, na quinta-feira, foi pacífica na maior parte do tempo. No entanto, quando pensava-se que o movimento caminhava para a dispersão, grupos de manifestantes e policiais militares se enfrentaram. Houve cenas de depredação, quebras de pontos de ônibus, lixo incendiado e artefatos lançados contra viaturas policiais.

Reprodução

Página no Facebook orienta manifestantesPágina no Facebook orienta manifestantes

Uma pessoa foi presa, por estar com um artefato explosivo – o que, para a lei, é crime inafiançável e equiparável ao porte ilegal de arma. Outras 18 pessoas foram detidas e levadas para a 5ª DP (Gomes Freire). Dezesseis delas foram liberados sem autuação. As outras duas foram indiciadas por desobediência.

O grupo se reuniu a partir das 17h, na Candelária, para cumprir o roteiro costumeiro das manifestações no centro do Rio: seguir pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Na altura do cruzamento com a Avenida Almirante Barroso, uma equipe daTV Globo foi encurralada. Os insultos começaram com um grande coro de “ei, Globo, vai tomar…” Uma equipe do site de VEJA também foi hostilizada, com xingamentos e intimidações.

Redes Sociais – O Facebook substitui qualquer plenária ou reunião de manifestantes, servindo tanto para agendar protestos como para orientar manifestantes. Uma página que tem mais de 40.000 seguidores informa como os manifestantes devem se vestir, como filmar as manifestações e o que usar para evitar contato com gás de pimenta.

 

 

VEJA

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração