WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?
Publicidades
Oeiras

Veterinário oeirense fala sobre cuidados com animais domésticos

Ter um animal de estimação em casa traz muita alegria para a família, mas é extremamente importante saber cuidar do seu animal para que ele cresça saudável e alegre. O Médico Veterinário oeirense Jefferson Luís, da dicas de como cuidar melhor do seu bichinho.

 

10545007_548310658613895_1381727045_n

 

 

Qual o primeiro passo pra quem adquire um animal doméstico?

O primeiro passo mesmo  é ter disponibilidade de tempo para cuidar do seu animal.  Por que sem tempo é complicado, você tem que ter uma responsabilidade. O animal precisa de uma acompanhamento do proprietário , no caso do dono.

 

Na parte de alimentação. Como dever ser trabalhada?

Você deve oferecer as rações certas nos períodos certos, como ração pata filhotes, para animal em desenvolvimento, para animal idoso, então existe vários tipos para cada fase da vida, sendo que no inicio você oferece mais ração por que os animais estão em fase de crescimento e necessitam mais de alimentação. Já com o passar do tempo, o animal vai ficando adulto já pra idoso, por motivos de evitar a obesidade.

 

Referente a higiene do animal, quais os cuidados que se deve ter?

Existem varias coisas na “literatura” falando sobre isso, o que eu digo pra que ta lendo essa matéria agora é que deixem o “Dr Google de mão”. O certo mesmo é procurar profissionais na área que são capacitados para  isso.  Na questão da higiene, por exemplo,  no banho, depende muito de raça pra raça, se é pelo curto se é pelo longo, mas no geral o que você deve tomar cuidado ao dar banho no seu cachorro, no seu gato ou em outro animal, deve-se ter o cuidado de enxugar bem o animal e tirar bem o sabão o shampoo que você utiliza, e principalmente proteger o ouvido do animal, por que ali cai água e quando isso acontece acumula e pode acarretar outros problemas mas sérios.

 

Como deve ser feito os cuidados com a saúde?

Ao adquirir um filhote  seja de procedência de lojas ou de terceiros, você deve certificar-se de que o animal está vacinado contra viroses e contra a raiva, se não estiver, procure os locais adequados para começar o esquema de vacinação, sem esquecer também que os animais devem ser tratados contra verminoses, que também é uma grande causa de perda de animais.

O filhote é muito sensível a qualquer coisa, então existe um cuidado redobrado para evitar que esse animal adoeça e venha a óbito. A partir do seu crescimento ele vai ganhando mais imunidade, mas os cuidados continuam os mesmo, tem que vacinar, dependendo dela, anualmente, acompanhar a campanhas de vacinação contra a raiva e acima de tudo amor e carinho.

 

O que fazer para que o animal tenha uma vida mais longa?

 

Hoje em dia nós buscamos mesmo a vida mais longa dos nossos animais. O que se deve fazer? Tudo é questão de manejo, no sentido de como cuidar do seu animal, é você prevenir, é você tratar. Para essa vida longa, tem que haver um acompanhamento, é ter o tempo pra esta observando seu animal, por atitudes dele como gestos e expressões você consegue identificar algumas coisas. Animal né ativo, ele corre é brincalhão, se o animal não brinca, não bebe e não come, ele esta doente. Então, é observar seu animal e cuidar da saúde dele. O  segredo mesmo é atenção e o carinho

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar